Ao ver e ouvir as estatísticas apresentadas em telejornais e revistas de que os chamados evangélicos estão crescendo assustadoramente em nosso país, sou tomado por uma série de questionamentos. Isso porque me recordo de alguns textos da Escritura e, em especial, o texto que se encontra em João 8:31 e 32. Tive o privilégio de lê-lo hoje em minha devocional. Jesus disse:
"Se vocês permanecerem na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos. E conhecerão a verdade e a verdade os libertará."
Este texto, bastante conhecido, é muitas vezes ignorado. Ele afirma, de maneira condicional, que alguém será um discípulo verdadeiro do Mestre Jesus se permanecer em Sua Palavra! E é por isso que os questionamentos dos quais falei me surgem à mente.
Tenho, sim, visto muitos novos evangélicos no país. Muitas igrejas tem crescido e o número de "fiéis" tem aumentado bastante Brasil afora. Mas, será que tem sido mesmo o número de fiéis que tem aumentado? Será que pessoas tem realmente encontrado Jesus Cristo e sido, por isso, transformadas? Será que elas têm permanecido na Palavra do Mestre, pois apenas assim, como pudemos ver, serão verdadeiros discípulos.
Meu objetivo não é simplesmente questionar desleixadamente, provocativamente ou, muito menos, soberbamente a fé de ninguém, mas ao observar o versículo 32, percebo a grande e maravilhosa consequência de se permanecer na Palavra, tornando-se um verdadeiro discípulo de Cristo. O texto diz que os que permanecerem na Palavra, os verdadeiros discípulos, conhecerão a verdade e a verdade os libertará!! Se observarmos bem o contexto desta conversa entre Jesus e os judeus, entenderemos do que Ele fala.
Jesus, neste contexto, está falando da escravidão do pecado. Ele está falando da escravidão que conduz à morte eterna. E todo aquele que ainda não entregou sua vida a Jesus e, por isso, não se tornou um verdadeiro discípulo do Mestre, permanecendo em Sua Palavra, está completamente escravizado pelo pecado e pelo engano. Aos verdadeiros discípulos, porém, estão destinadas as palavras de Romanos 6:14:
"Pois o pecado não terá domínio sobre vocês (...)".
Logo, fico me perguntando porque vejo tantos discípulos professos (apenas professos), que apenas dizem ser discípulos, vivendo a mesma vida de sempre. Por que não há mudança? Porque estes são ainda escravos do pecado, pois a Verdade não os libertou. E a Verdade só os libertará se permanecerem na Palavra de Cristo. Contudo, os tais nem sequer leem a Palavra. Como irão, então, n'Ela permanecer, sendo por Ela transformados? E aqueles que, contrariando os traços culturais brasileiros, até possuem o hábito da leitura, preferem ler qualquer outra coisa do que a Palavra de Deus. Até mesmo os pregadores, supostos ministros da Palavra, têm preferido a filosofia e a psicologia, e não A PALAVRA! Não conhecerão, portanto, a Verdade.
E, quanto a nós, que somos verdadeiros discípulos? Só nos resta, queridos, permanecer nesta Palavra. Sim. Só nos resta viver por Ela e para Ela. E, se, talvez, você esteja precisando de um estímulo para isso, basta lembrar que foi esta Palavra que te libertou da escravidão do pecado. Foi esta Palavra que te deu vida e vida em abundância. Tem sido esta Palavra que tem te sustentado nos momentos mais difíceis de sua vida. Por isso, ouça a voz do Espírito e dê ouvidos à Palavra do Senhor. Procure sempre lê-La e n'Ela meditar. A Bíblia não é um livro qualquer, mas palavras que trazem vida, palavras que libertam!
Vamos, então, permanecer na Palavra, de modo que estejamos agindo como verdadeiros discípulos de Cristo. Vamos permanecer nesta Palavra, pois já conhecemos a Verdade e fomos por Ela libertos! E, a partir disso, vamos, sim, ser bênção e transformação na vida daqueles que nos rodeiam, mostrando-lhes a Palavra e tão somente a Palavra, que é a Verdade que liberta!
Verdadeiros discípulos de Cristo, vamos permanecer na Palavra! Amém? Que o Senhor nos ajude!
Em Cristo,
M. Vinicius (Montanha)
Nenhum comentário:
Postar um comentário