Olá! Após anos e anos, sempre querendo achar uma forma de registrar por escrito minhas ideias (desde as mais sábias às mais malucas, assim consideradas por alguns ou por todos, não sei), resolvi, finalmente, iniciar este blog. Estarei registrando minhas experiências pessoais, seja como Marcus, ou Vinicius, ou Montanha, ou seja lá como você me conhece! Estarei também postando mensagens, reflexões e devocionais e espero que você seja ricamente abençoado. Fique à vontade para participar da maneira que desejar e também para usar o que for postado, desde que isso abençoe vidas. Seja bem-vindo ao Blog do Montanha!

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

LER, MEDITAR E PRATICAR

Outra semana se iniciou e com ela a necessidade do retorno às atividades rotineiras e muitas vezes tão difíceis a todos nós. Há algo, porém, que pode fazer toda a diferença em nossa semana, bem como em cada dia, especificamente falando, e, por consequência, em toda a vida. 

A Palavra de Deus é capaz de transformar toda uma vida. É a Palavra a grande responsável por nos guiar na caminhada cristã. Ela é a responsável por sermos ou não bem-sucedidos. Ela é o que determina se seremos ou não prósperos (vale lembrar que prosperidade não tem necessariamente relação alguma com riqueza material). Olha o que a própria Escritura nos diz no Livro de Josué, capítulo 1 e versículo 8. Nesse texto, o próprio Deus diz o seguinte a Josué:

"Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem-sucedido." (Josué 1:8)


É claro e evidente que há todo um contexto a ser considerado no que diz respeito à situação de Josué. Ele acabara de assumir a liderança do povo de Israel, sucedendo o reverenciado Moisés após sua morte, e, assim como toda a nação, Josué tinha uma aliança com Deus na qual as bênçãos estavam diretamente condicionadas à obediência. Não é isso, porém, que procuro destacar.

O que mais me marca nesse texto é perceber a importância da Lei do Senhor. E é o próprio Deus quem enfatiza sua importância. Além de dizer a Josué que a Palavra deve estar sempre em seu falar (é preciso lembrar que, na época de Josué, não havia Bíblia em várias versões e/ou em tablets, celulares, etc; era hábito comum o ler em voz alta, o falar a Lei para si e para o povo, que não tinha esse acesso portátil aos mandamentos escritos do Senhor), o Senhor o exorta a meditar na Escritura dia e noite. Mas, infelizmente, nós ocidentais não cultivamos muito o hábito de meditar em algo.

Ao falar de meditação, não me refiro, evidentemente, a ritos de yoga, mantras e coisas do tipo, mas ao hábito de refletir sobre algo que lemos (isso quando lemos). Enquanto servos do Senhor precisamos ouvir à sua ordem, que não está restrita apenas a Josué, conforme podemos ver em diversas outras passagens da Bíblia (e.g. João 8:31). Precisamos estar constantemente meditando na Palavra, mas, para que isso aconteça, precisamos cultivar também o hábito de lê-la. E, ao ler e meditar na Palavra, teremos como consequência única agir de acordo com o que ela ensina. E esta era a ideia de Deus, conforme podemos ver no texto falado a Josué: "para que..."; a finalidade de ler e meditar na Bíblia é, sem dúvida, praticá-la.

Portanto, desafio você a, nesta semana, ou melhor, a partir desta semana, criar este hábito mais que saudável de ler a Palavra de Deus. E, ao lê-la, procure nela meditar. Reflita sobre o que foi lido e sobre como aquilo pode influenciar seu modo de agir em suas atividades cotidianas. Se você teve tempo de ler esta reflexão, isso significa que você também tem tempo para a Palavra de Deus. E, se precisar escolher entre um ou outro, sempre prefira ler a Palavra. Não troque a Palavra por coisa alguma, mesmo que reflexões e/ou devocionais de pastores e líderes eclesiásticos. Deus tem algo muito melhor para você: Sua própria Palavra! Se precisar ficar sem sequer entrar neste blog, fique, mas não se utiliza de escusos para não ler e meditar na Palavra de Deus. Mas, como estes posts são semanais, acredito que é, sim, possível fazer as duas coisas, não?

Desejo, então, uma ótima semana a todos. Que Deus, o Deus de Josué, possa repetir profundamente em Seu coração as mesmas palavras ditas a Josué. Que elas te invadam de tal maneira que sua vida seja transformada. Vamos ler a Escritura, vamos dela falar, vamos nela meditar e vamos por ela agir. Que o Senhor, por meio de Jesus Cristo, Palavra Viva que se fez carne, possa nos ajudar a estar sempre apegados à Sua Palavra. A Ele a glória!



Em Cristo,
M. Vinicius (Montanha)

Nenhum comentário:

Postar um comentário