No Livro de Marcos, capítulo 10, versículos 17 a 31, a Bíblia nos conta a história de um jovem. Este jovem vai ao encontro do Senhor Jesus e, a partir deste encontro, grandes ensinamentos podem ser extraídos. Não sabemos o nome desse jovem, nem de onde veio. Sabemos apenas que ela rico. Ele era muito rico. Vamos ao texto:
17 Quando Jesus ia saindo, um homem correu em sua direção e se pôs de joelhos diante dele e lhe perguntou: “Bom mestre, que farei para herdar a vida eterna?”
18 Respondeu-lhe Jesus: Por que você me chama bom? Ninguém é bom, a não ser um, que é Deus.
19 Você conhece os mandamentos: “Não matarás, não adulterarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não enganarás ninguém, honra teu pai e tua mãe”.
20 E ele declarou: “Mestre, a tudo isso tenho obedecido desde a minha adolescência”.
21 Jesus olhou para ele e o amou. “Falta-lhe uma coisa”, disse ele. “Vá, venda tudo o que você possui e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois, venha e siga-me.”
22 Diante disso ele ficou abatido e afastou-se triste, porque tinha muitas riquezas.
23 Jesus olhou ao redor e disse aos seus discípulos: “Como é difícil aos ricos entrar no Reino de Deus!”
24 Os discípulos ficaram admirados com essas palavras. Mas Jesus repetiu: Filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus!
25 É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus.
26 Os discípulos ficaram perplexos, e perguntavam uns aos outros: “Neste caso, quem pode ser salvo?”
27 Jesus olhou para eles e respondeu: “Para o homem é impossível, mas para Deus não; todas as coisas são possíveis para Deus”.
28 Então Pedro começou a dizer-lhe: “Nós deixamos tudo para seguir-te”.
29 Respondeu Jesus: Digo-lhes a verdade: Ninguém que tenha deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, ou campos, por causa de mim e do evangelho,
30 deixará de receber cem vezes mais, já no tempo presente, casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, e com eles perseguição; e, na era futura, a vida eterna.
31 Contudo, muitos primeiros serão últimos, e os últimos serão primeiros.
Acho muito interessante Jesus ter dito o que disse ao jovem. Por que ele não poderia ser salvo com toda a sua riqueza? Será que esta era a verdadeira questão? Será que o problema não era o grande apego do jovem a seus bens e, por isso, Jesus, conhecendo-lhe o coração o disse? De fato, aquele jovem nos mostra claramente o quão apegado ele era a seus bens.
É também interessante perceber que Jesus afirma ser muito difícil entrar um rico no Reino de Deus. Sabemos, porém, pelo que dizem as demais Escrituras, que o Senhor não faz acepção ou distinção de pessoas e não seria diferente com aqueles que possuem riquezas. E, por que isso, então? Ele usa até uma grande hipérbole quanto à salvação dos ricos, mas o que se deve notar é que ele nunca disse que seria impossível que um rico fosse salvo, mas que era muito difícil; para Deus, contudo, não há impossíveis. Aleluia!
Pouco depois, apenas com os discípulos Jesus diz algo muito lindo. Pedro, espevitado e inquieto que era, como sempre, quebra o silêncio e questiona o Mestre sobre a situação deles, já que o prórpio Pedro e os demais discípulos haviam deixado tudo para seguir a Jesus. Jesus, então, os consola, afirmando que todo aquele que tivesse renunciado a tudo e todos por amor do Evangelho receberia muito mais ainda neste mundo, mas com perseguição e, no futuro, desfrutaria da vida eterna! Que coisa linda! De fato, aqueles que vivem genuinamente o Evangelho ganham uma enorme família, espalhada por todo o mundo. E, se vivermos um Evangelho como o descrito no Livro de Atos, todos os bens serão de todos e para todos, de modo que viveremos como uma família que tem "tudo em comum" (At 2:42-47). Que consolo, queridos! Viver na família de Deus é muito melhor do que simplesmente desfrutar das riquezas deste mundo. Se deixamos parentes, amigos ou bens por causa do Evangelho, há alo muito melhor para nós! Aleluia! Só não vamos esquecer a parte que diz "com perseguição". hehe
O que, contudo, destaco são as últimas palavras de Jesus. Ele afirma que, para que isso aconteça, para que um rico, por exemplo, ou quem quer que seja, desfrute desta salvação presente e vindoura, muitos últimos devem ser primeiros e primeiros devem ser últimos. Que coisa!!!
Vejo, neste capítulo, grande predominância
da humildade como valor que deve ser abraçado pelos crentes. Até mesmo ao
predizer Sua morte e ao falar de Bartimeu, o Mestre deixa claro o valor da
humildade. Por todo o capítulo 10 de Marcos, vemos o Mestre ensinando o valor da humildade nas ações e nas posses. E isto é algo que pode ser visto ao longo de todo o ministério do Senhor. Jesus está sempre ensinando aos discípulos que o apego às riquezas e às coisas desta vida não condiz com o comportamento de um verdadeiro servo de Deus. Ele diz ainda que é dos simples o Reino dos céus. Mas, como isso pode se aplicar a nós?
Temos vivido numa sociedade cada vez mais materialista e cujo desejo maior é atingir o crescimento próprio. Parece-me que Mamom, o antigo deus da riqueza, de antigo nada tem. A sociedade tem disfarçado a idolatria que nutre pelas riquezas e pelo poder com uma fachada comumente defendida por palavras como: "Todo mundo tem direito de viver bem." "Não é porque sou cristão que preciso viver em miséria"."Ah, ninguém quer passar aperto!". Há ainda os que afirmam: "É da vontade de Deus que tenhamos mais e mais em abundância". Contudo, não vejo exatamente isso nas Escrituras.
É claro e evidente que Deus não quer ninguém vivendo em miséria ou passando por necessidades. Ele quer o melhor para nós! Mas Ele também quer o melhor de nós! Ele quer a primazia! Ele quer que aquelas coisas que comumente deixamos por último se tornem primeiras e aquelas que têm sido prioridade absoluta para nós fiquem por último. O texto grego fala, literalmente, os primeiros (uma outra tradução poderia dizer "as primeiras coisas") serão últimos e os últimos (bem que poderia ser traduzido "as últimas coisas") serão primeiros. Em outras palavras, o que é primeiro será último e o que é último será primeiro. Pergunto: como temos respondido a esse desejo do Senhor?
A despeito das mais diferentes interpretações que existem sobre "primeiros serão últimos e últimos serão primeiros", Jesus não estava falando de lugares na fila. hehe Quem nunca ouviu as diversas piadas que são feitas a partir desse texto? Jesus, porém, falava muito sério.
O que era prioridade para aquele jovem: o Reino ou seus bens? O que tem sido prioridade para os cristãos de hoje: o Evangelho ou seus bens? Talvez até pensemos que não, porque as riquezas de hoje não se veem em moedas de ouro e outros metais preciosos. A dura verdade, porém, é que muitos que integram as igrejas têm tido enorme apego por seus empregos, carreiras e profissões e carros e aparelhos de última tecnologia com a velha desculpa da busca pelo conforto. Eu confesso que é, sim, muito melhor, humanamente falando, repousar nos braços do conforto trazido pelas conquistas terrenas. Mas, quanto mais eu leio a Sagrada Escritura, vejo em suas páginas um Jesus (melhor: O JESUS) que abriu mão de todo o Seu conforto apenas para viver aquilo para o qual fora chamado. O que, possivelmente, seria primeiro para qualquer outro homem, para Ele, porém, ficou em último lugar. O Reino era Sua prioridade.
Sei muito bem que falar do Evangelho integral e simples, afirmado, pregado e defendido pela Escritura, é tarefa considerada como ultrapassada e até insana! Todavia, reitero que o Senhor nos diz que primeiros devem ser últimos e últimos devem ser primeiros. As nossas conquistas terrenas, aquilo que consideramos riqueza, jamais deve ter a primazia. De modo que o desafio de Deus para nós é viver na contramão deste mundo extremamente materialista e idólatra, adorador de Mamom. Isso porque, quando o Senhor vier, Ele nos mostrará claramente que "primeiros serão últimos e últimos serão primeiros".
Mais uma semana se inicia e queria convidar você para, junto comigo, tentar viver uma semana na qual o que seria prioridade se torne nosso último valor e aquilo que comumente esquecemos possa ser lembrado.: sejam pessoas, bens, desejos, etc. Convido você a viver uma semana na qual os primeiros serão últimos e os últimos serão primeiros! Que Deus nos ajude nesta difícil tarefa e que sigamos o exemplo do Mestre, crendo que já recebemos e receberemos algo muito melhor! Ao Senhor a glória!
Reflita, junto comigo, na letra desta canção e que Deus te abençoe!
Em Cristo,
M. Vinicius (Montanha)
Mais uma vez, fui muito abençoada através deste espaço, o famoso "Blog do Montanha" :D
ResponderExcluirDe fato, Cristo deve ser nossa prioridade porque somos a prioridade dEle. Ele nos colocou à frente de Seu próprio conforto. Quando morreu na cruz e foi castigado por nossos pecados. Não veio para ser servido, mas para servir!
Mais uma vez... valeeeeu, Vinícius!
Esperando o próximo assunto! =) Deus abençoe!
Pena q já estou no final da semana, queria ter lido antes, pra cumprir com o desafio à risca!
ResponderExcluirÉ muito bom sermos exortados pela palavra para que voltemos nosso olhar para o q é importante!
Que o Senhor seja o primeiro em minha vida. Minha primazia! Amém!